segunda-feira, 8 de outubro de 2012

CABOCLOS



A linha de Caboclos foi criada no plano espiritual com as características da nação indígena brasileira, pois nossos índios são vistos por todos nós como heróis, como grandes guerreiros da luz, justos, puros, bondosos porém firmes, corajosos o bastante para lutar e defender os seus filhos. Ou seja, são considerados por nós como guias e protetores que fazem sempre a luz prevalecer sobre as trevas. Os índios tinham elevadíssimas noções de conduta e moral e a mentira, a dissimulação e a falsidade não se desenvolveram entre eles. Pela moral, caráter, espiritualização, fraternidade, entre outras qualidades, a Umbanda tem no índio um dos graus mais elevados e o arquétipo para esta linha de ação e trabalho. Os caboclos são o braço forte da Umbanda; representam a força e a energia dos trabalhos, agindo sempre com muita altivez, como desbravadores dos caminhos da espiritualidade e da fé. São espíritos que se apresentam fortes, vibrantes e trazem as forças da natureza e a sabedoria no uso das ervas. É na irradiação benéfica das matas que espíritos são curados, doutrinados e encaminhados pelos caboclos. Os caboclos e caboclas são doutrinadores de nossa Fé, Amor, Conhecimento, Justiça, Lei, Evolução e Geração.

Atuam promovendo a expansão de nossas consciências através do conhecimento nos vários campos da vida. Em sua maioria, são vistos como homens e mulheres na idade adulta, com grande conhecimento sobre as ervas e a medicina natural, independentes e determinados. Eles representam a força, a juventude, o período mais longo de nossas vidas, onde adquirimos o senso de responsabilidade, formação sólida de caráter e onde toda a nossa inteligência e conhecimento transmutam-se em sabedoria. Por estes motivos, devido à sua forte presença e relação com o inconsciente coletivo do nosso povo, há uma forte ligação entre estes espíritos e as pessoas em geral. Assim, da mesma forma como foi criada a linha dos pretos-velhos, nossos mentores espirituais criaram a linha de trabalho dos Caboclos. A maioria dos guias que se apresentam através desta linha são espíritos que em alguma de suas encarnações foram índios, no Brasil ou mesmo em outros países, e viveram grande parte de sua vida (ou toda ela) na floresta, em meio às plantas e aos animais, em profundo contato com a natureza. Muitas tribos indígenas possuíam uma cultura extremamente avançada, com sua própria história, filosofia de vida, medicina e artesanato. Os guias que se manifestam através da linha dos Caboclos têm características marcantes e expressivas como a própria raça indígena, são extremamente sérios, muitas vezes “carrancudos”, exímios trabalhadores nas demandas, curas e limpezas etéreas. Muitos deles são verdadeiros conselheiros, amigos, sempre dispostos a nos transmitir coragem e ânimo; outros Caboclos já não são muito de consultas, atuam mais no desmanche de feitiços e outras cargas negativas que absorvemos direta ou indiretamente do plano astral.

Outro aspecto importante que pode vir a acontecer em terreiros, é o médium querer ter um cacique e achar que pelo tamanho do seu cocar ele é mais importante ou mais forte que os demais, isto não quer dizer nada, pois o tempo e a intensidade do trabalho de uma entidade é o que determina seu grau de conhecimento, experiência e nível evolutivo. Cada um tem a sua função. Nas tribos existiam diversos cargos como guerreiros, vigias, caçadores, curandeiros, conselheiros, entre outros, e todos eles eram de grande importância para a aldeia. No plano espiritual, mais vale o grau evolutivo e a forma altruísta de trabalho do seu caboclo ao tamanho do seu penacho. Inclusive, eles podem se apresentar desde a idade infantil até a idade mais avançada. E, assim como os outros guias, eles podem atuar nos campos de Oxum, Oxalá, Ogum, Xangô, Iansã, e nos campos de todos os demais Orixás. Os caboclos trabalham com todos os elementos e elementais da natureza, com o fogo, a água, o ar, a terra, mas sua especialidade é o vegetal. Junto com as Crianças e os Pretos-Velhos, são a base que dá força e sustentação à Umbanda.

Vamos citar alguns nomes dos Caboclos mais conhecidos nas casas de trabalho:

Nomes simbólicos: Tupinambá; Jurema; Sete Flechas; Pena Branca; Pena Verde; Cobra Coral; Iara; Arranca Toco; Tupi; Araribóia; Jupiara; Caboclo do Sol; Caboclo da Lua; Estrela; Gira Mundo; da Cachoeira; Sete Pedreiras; Sete Montanhas; Sete Espadas; Flecha Branca; Folha Branca; Sete Penas; Sete Folhas; Ventania; Rompe Mato; Urubatão; Ubirajara; Aimoré etc.

Alguns nomes revelam os Orixás regentes dessas Entidades e o seu campo específico de trabalho. Seguem alguns exemplos de nomes reveladores:

CABOCLO QUE TEM VERBO, ELEMENTO, PONTO DE FORÇAS OU INSTRUMENTOS NO NOME:
* Os elementos, pontos de forças, as cores, instrumentos (flecha, escudo etc.), condições climáticas e verbos que aparecem no nome do Caboclo dão uma indicação do Orixá que o rege e do seu campo de atuação.


Exemplos: Todo Caboclo “Pena” traz uma qualidade voltada para ensinar, doutrinar. A pena é de Oxóssi, Orixá do Conhecimento.
Nessa Falange, temos: Caboclo Pena Branca- o branco é a cor de Oxalá; logo, é um Caboclo voltado para ensinar a Fé (é de Oxóssi e Oxalá); Caboclo Pena Dourada- o dourado é uma cor de Oxum; logo, vem para ensinar o Amor (é de Oxóssi e Oxum); Caboclo Pena Verde- o verde é de Oxóssi; logo, vem para expandir o Conhecimento; (atua na Irradiação pura de Oxóssi); Caboclo Pena Marrom- o marrom é de Xangô; logo, vem para ensinar a Justiça (é de Oxóssi e Xangô); Caboclo Pena Vermelha- o vermelho é de Ogum; logo, vem para o ensino da Lei (é de Oxóssi e Ogum); etc. A cor que aparece no nome do Caboclo indica a qual Orixá está relacionado e em qual Sentido da Vida ele vai atuar, especificamente. No caso do Caboclo Sete Penas, o “sete” indica que ele atua nos Sete Sentidos da Vida, ou seja, na Irradiação de todos os Orixás, sendo um doutrinador de almas.

Exemplos: Caboclo dos Rios (Oxum); Caboclo Ventania (ventania= ar em movimento= Iansã); Caboclo do Fogo (Xangô); Caboclo da Terra (Omulú); Caboclo do Mar (Iemanjá); Caboclo do Ouro (Oxum); Caboclo do Lago (Nanã); etc.

Exemplos: Caboclo Rompe-Mato: romper é um ato de força= Ogum; mato= Oxóssi; logo, é de Oxóssi e Ogum; Caboclo Quebra Pedra: quebrar= Ogum; pedra= mineral=Oxum; logo, é de Ogum e Oxum; Caboclo Arranca Toco: arrancar é um ato de força= Ogum; toco é árvore que secou= Omulú; logo, é de Ogum e Omulú.


* Os nomes de animais, em especial os de felinos (gato, jaguatirica, leopardo, leão, onça, tigre, pantera, jaguar), em geral estão diretamente associados a Oxóssi, que é o Senhor do Reino Vegetal (flora) e também da fauna (animais).


* Mas alguns têm outras particularidades.
Exemplo: Caboclo Cobra Coral. A cobra é um animal associado ao Orixá Oxumaré (a Serpente do Arco-íris). E a cobra coral tem as cores vermelha (de Ogum), preta (de Omolú), amarela (de Iansã) e branca (de Oxalá). Logo, é um Caboclo que atua na Irradiação de Oxumaré, Ogum, Omolú, Iansã e Oxalá.


Ervas de Caboclo: Erva de Oxóssi, 5 folhas, cipó caboclo, erva da Jurema
Seu dia:  20 de janeiro
Cor: Verde
Chakra: Frontal ou outro chakra dependendo da irradiação do guia
Oferenda: Velas verdes, brancas ou bicolores (de acordo com o guia), flores do campo coloridas, folhas verdes, samambaias, vinho tinto seco, água ou outra bebida de sua preferência, charuto ou cachimbo, frutas em geral, milho verde cozido, abóbora moranga.
Ponto de força: Florestas e matas, ou outros lugares de acordo com o guia.
Saudação: Oque bamba-ocline!   Okê, Caboclo!   Salve, os Caboclos!



34 comentários:

  1. Interessante, gostei muito. Senti a energia boa.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, muito esclarecedor e profundo.

    ResponderExcluir
  3. então o meu caboclo chama-se Pena Dourada mas este não é o nome dele é só à falange na terre, ele tem outro nome? tipo quando era encarnado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. O Guia espiritual assume o nome de uma falange a partir do momento em que ele recebe permissão para fazer parte dela. Certamente, ele possui vários nomes relacionados às suas encarnações na Terra. Mas estes nomes não são utilizados porque são nomes de "personagens" que vivemos em nossas diversas vidas e que foram tão humanos quanto nós. Ao se tornar um Guia Espiritual, abre-se mão de toda a sua individualidade em termos de personagens de vidas passadas. O espirito assume uma postura desprendida e altruísta, manifestando apenas o que é necessário diante da sua função como um Guia espiritual. O nome que teve como encarnado não importa ao médium pois apenas pode estimular a conexão errônea com uma "lembrança" passada do seu Guia assim como pode apenas estimular e alimentar a vaidade em ambos, dependendo que quem este Guia teria sido quando encarnado. Quando você firma no nome do seu Guia, você recebe toda a energia dele e a energia que ele canaliza do Orixá ou da Linha de Trabalho ao qual está ligado! Isso é o que realmente importa! Obrigado pela oportunidade.

      Excluir
  4. Estou procurando mais informações sobre o Caboclo Sol Nascente. Agradeço qualquer informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um guia espiritual que atua sob a irradiação do sagrado Orixá Oxóssi nos campos do nosso amado Pai Oxalá, que é a Fé. Então, seus pontos fortes estão relacionados ao CONHECIMENTO NOS CAMPOS DA FÉ!!! Mas o "Nascente" especifica ainda mais a sua atuação, o sol nasce no Oriente... o que já traz as energias do povo do Oriente às ligações do Caboclo do Sol Nascente. Mas não é só isso, um guia espiritual tem missões específicas com cada médium em particular e nós não nos apegamos muito às descrições que comumente são dadas aos guias. Entendemos que o nome através do qual ele se apresenta para aquele médium apenas esclarece e situa as suas ligações mais fortes e seu campo principal de atuação junto a esta pessoa. Maiores informações e a real natureza do guia espiritual devem ser passadas ao médium apenas e particularmente pelo seu guia. Até mesmo para a proteção de ambos!
      Obrigada pela oportunidade de falar sobre este assunto!

      Excluir
  5. Gostaria de obter informações sobre o Caboclo Penacho Branco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo com a Teologia de Umbanda que seguimos, trata-se de um caboclo que atua sob a irradiação do Conhecimento nos campos da FÉ! Possui forte energia de Oxóssi e Oxalá!

      Excluir
  6. Gostaria de informações do Caboclo Cobra Amarela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendemos que trata-se de um Caboclo que atua sob a irradiação de Oxumaré e de Iansã. Ou seja, Renovação e Redirecionamento da Lei e da Justiça.

      Excluir
  7. por favor estou a procura de informaçoes sobre o caboclo pedra azul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em nossos estudos, entendemos que é um Caboclo que atua sob a irradiação da sagrada Mãe Oxum! Mas, dependendo do tom de azul, pode ser também de Oxum, Iemanjá...

      Excluir
  8. Olá, o meu caboclo é o nove penas, o que você sabe me informar sobre ele?

    ResponderExcluir
  9. Trata-se de um Caboclo que atua sob a irradiação de Oxóssi nos campos do Conhecimento!

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber mais sobre o caboclo serra dourada, não encontro muita informação sobre ele na internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não temos informações específicas deste Caboclo. De acordo com o que estudamos, acreditamos que seja um Caboclo de Xangô que atua nos campos de Oxum, ou seja, Caboclo da Justiça que atua nos campos do Amor. Embora o "dourado" seja muito relacionado a Oxum, ele também pode ser relacionado a Oxalá e a outros Orixás pois pode estar simbolizando uma linha de trabalho do Oriente, por exemplo. O ideal é que você procure interagir mais com seus Guias e peça que eles mesmos te esclareçam sobre as suas atuações.

      Excluir
  11. Olá,tive um sonho,neste sonho meu caboclo veio dizer o nome dele...mais no meu sonho ele aparece como um homem normal...alguém pode me explicar pq?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orientamos que você tenha cautela e procure se certificar de que a informação foi realmente passada por seu Guia Espiritual e não tenha sido atuação de nenhum espírito em desequilíbrio tentando se passar por Guia. Devemos sempre ter este cuidado e sempre buscar confirmar as informações para que tenhamos segurança ao trabalhar com nossas forças espirituais.

      Excluir
  12. Olá, gostaria de saber algo sobre o caboclo Folha Dourada. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendemos que trata-se de um Caboclo que atua nos campos do Pai Oxalá mas pode haver um segmento da umbanda que faça esta relação com a mãe Oxum!

      Excluir
  13. Gostei muito de como vcs abordam o tema e a explicação
    gostaria de saber mais sobre o caboclo ventania.
    Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  14. Sempre tive a procura de informação sobre o caboclo que trabalho com ele que é Serra Dourada, obtive informações . Agradeço a vcs pelo carinho que passam as informações muito obrigada
    Se puder mais informações sobre ele gostaria de saber
    Bom dia a todos

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, em um tratamento de limpeza senti uma energia muito forte ao fechar os olhos pra me concentrar para controlar essa energia veio um nome na mente seu sete pena e tive um vislumbre de um homem moreno com tranças jogadas nos ombros e um brinco com sete penas coloridas em uma só orelha sem parte de cima das vestes e uma calça branca gostaria de saber mais sobre ele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Caboclo 7 Penas é do Pai Oxóssi e atua nas 7 irradiações da Umbanda, está ligado também ao Pai Oxalá e ao Pai Oxumaré!

      Excluir
  16. Boa noite.
    O caboclo que me escolheu para trabalhar com ele,pediu sua guia.Ela é toda verde,ele pediu que espalhace nelas 7 contas brancas e em cada conta branca uma pena branca.Que ela fosse fechada com firma verde,é feita abaixo do umbigo,é bem neste lugar,colocasse 7 penas brancas.
    Nunca vi uma guia assim,ele também não disse o nome dele.Mas o tempo todo,até eu achar o sit de vcs,me veio o nome 7 penas.
    Não sei se estou certa,só sei,que quando li seu texto,fiquei toda arrepiada e emocionada arrepiada e emocionada.Tenho certeza de que no tempo certo e conforme meu merecimento ele dirá seu nome.Enquanto isso,vou ficando emocionada.
    Axe

    ResponderExcluir
  17. Você sabe informações sobre a falange Pena dourada? Trabalho com uma entidade dessa falange que se apresentou como pajé...trabalha com cura e com um maraca.

    ResponderExcluir
  18. O que você pode me falar sobre o caboclo 7 flechas?
    Sonhei com ele Essa noite e tinha um cachorro preto que parecia um lobo.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Bom dia. Parabéns pelo Blog, é muito interessante e esclarecedor. Estou iniciando como Cambona num terreiro e gostaria de saber se aqui no blog tem alguma matéria que fala sobre os acessórios que cada orixá utiliza, como por exemplo o que cada um fuma, bebe, tipos de chapéus. Ou se me indica onde obter com detalhes essas informações, porque me confundo um pouco. Obrigada.

    ResponderExcluir
  20. Qual indio e o de pena vermelha e amarela..ele estava com uma lança na mao

    ResponderExcluir
  21. Gostaria de saber mais sobre o cabocmo pena amarela

    ResponderExcluir
  22. História de saber sobre o caboclo pena dourada

    ResponderExcluir
  23. Gostaria de informações a respeito do caboclo Juremeiro...

    ResponderExcluir