sexta-feira, 5 de outubro de 2012

PRETOS-VELHOS



Os Pretos-velhos são espíritos que se apresentam em corpo fluídico de negros que viveram em senzalas como escravos e que morreram no tronco (ou sob outras formas de castigo imputado pelos seus “proprietários”) ou de velhice. Em sua maioria, têm a aparência de negros idosos, sofridos, demonstrando em suas manifestações suas posturas curvadas pela idade e seu corpo torturado pelos capitães do mato e capatazes de suas senzalas. Todos os guias desta linha manifestam através deste mistério: humildade, sabedoria, experiência, responsabilidade, seriedade, fé, amor e caridade. Esta é a forma plasmada e o modo de atuar desta linha que traz até nós espíritos desencarnados de todas as crenças e religiões, de todas as raças, e de muitas das dimensões criadas por nosso Pai Olorum. Assim como os pretos-velhos que inspiraram a criação desta linha de trabalho, aqueles que se apresentam através dela são espíritos guias de elevada sabedoria, geralmente ligados aos Guias Ascencionados e Orixás responsáveis pela evolução humana. Muitos foram em suas encarnações anteriores, médicos, filósofos, ricos, pobres, lavradores, brancos, negros, orientais, ocidentais, europeus, viveram muitas vidas e de muitas formas. Hoje, esses espíritos trazem fé, esperança, calma, tranquilidade e quietude aos anseios dos seus médiuns e dos consulentes que os procuram para amenizar suas dores. Por isso, quando vamos falar com um Preto-Velho, devemos ter humildade e saber escutar, e não esperar por milagres ou que ele resolva os nossos problemas como em um passe de mágica, precisamos entender que qualquer solução deve ter o início dentro de nós mesmo, precisamos ter fé, acreditar em nós mesmos e no amor que Deus tem por nós. Eles nos orientam, nos guiam, mas não podem caminhar por nós.

Sustentados pelo Senhor Obaluaiê (pretos-velhos) e pela Senhora Nanã (pretas-velhas), são mandingueiros poderosos, com seu olhar profundo, sentados em seus banquinhos, fumando seu cachimbo e soltando a fumaça para limpar larvas astrais e energias negativas, benzendo com seu ramo de arruda, rezando com seu terço e aspergindo sua água fluidificada. Demandam contra o baixo astral e promovem limpeza e harmonização das vibrações das pessoas e do ambiente. São mestres dos elementos da natureza. São grandes magos, conhecem e utilizam muitas magias durante os seus trabalhos, seja a magia da pemba, a magia dos seus cajados, a magia dos seus cachimbos, das ervas e muitas outras de seu conhecimento. São amigos e conselheiros, atuam como psicólogos e como médicos. Cada um com sua especialidade, mas todos com grande dedicação ao ser humano. Através de suas várias experiências, em inúmeras vidas, entenderam que somente o Amor constrói e une a todos, que a matéria nos permite existir e vivenciar fatos e sensações, mas que a mesma não existe por si só, nós é que a criamos para estas experiências, e que a realidade é o espírito. Com humildade, apesar de imensa sabedoria, nos auxiliam nesta busca, com conselhos e vibrações de amor incondicional.

A linha de pretos-velhos (também conhecida como Linha das Almas), inclui os títulos de Tios e Tias, Pais e Mães, Vovôs e Vovós, todos com a mesma forma e idade avançada. A diferença é exatamente a sua experiência, o seu grau de conhecimento e a sua forma de atuação. Normalmente, aqueles chamados de Vovô ou Vovó são mais velhos do que os demais. O que não quer dizer que são melhores ou piores, apenas mais antigos nesta linha. Cada um deles adquire seus conhecimentos e evolui individualmente, embora estejam dentro da mesma linha de trabalho. Precisamos começar a entender que no plano espiritual também existem graus evolutivos, assim como existe aqui no plano físico. Uns estudam até a alfabetização, outros terminam apenas o colegial, alguns vão para a faculdade e se especializam em alguma profissão, outros ainda querem mais e buscam uma pós-graduação, um doutorado, um mestrado. Todos nós somos espíritos, tanto nós quanto nossos guias, e devemos entender que nossa evolução depende de nós, dos nossos esforços, da nossa busca pelo conhecimento. Assim também acontece no plano espiritual, nossos guias também estão sempre em evolução.

Alguns nomes dos Pretos-Velhos mais conhecidos nas casas de trabalho: Pai Cambinda, Pai Cipriano, Pai João, Pai Congo, Pai José, Pai Benguela, Pai Jerônimo, Pai Francisco, Pai Guiné, Pai Joaquim de Angola, Pai Antônio, Pai Fabrício das Almas, Pai Benedito, Pai Jacó, Pai Caetano, Pai Tomaz, Pai Tomé, Pai Malaquias, Vovô João Baiano, Vovó Maria Conga, Vovó Manuela, Vovó Chica, Vovó Cambinda (ou Cambina), Tia Ana, Vovó Maria Redonda, Vovó Catarina, Vovó Luiza, Tia Rita, Vovó Gabriela, Vovó Quitéria, Vovó Mariana, Vovó Maria da Serra, Vovó Maria de Minas, Vovó Maria da Bahia, Vovó Maria do Rosário, Vovó Joana, Tia Maria e Vovó Benedita.



CARACTERÍSTICAS DOS PRETOS-VELHOS DAS 7 LINHAS

PRETO-VELHO DE OXALÁ
São bastante lentos na forma de incorporar e tornam-se belos principalmente pela simplicidade contida em seus gestos. Raramente dão consulta, sua maior especialidade é o passe de energização e cura. Cobram bastante de seus médiuns, principalmente no que diz respeito a prática de caridade, bom corpontamento moral dentro e fora do terreiro, ausência de vícios, humildade, enfim, o cultivo das virtudes mais elevadas.

PRETO-VELHO DE OXUM
São mais lentos na forma de incorporar e até de falar. Passam para o médium uma serenidade inconfundível. Não são tão diretos para falar, enfeitam o máximo a conversa para que uma verdade dolorosa possa ser escutada de forma mais amena, pois sua finalidade não é "chocar" e sim, fazer com que a pessoa reflita sobre o assunto que está sendo falado. São especialistas em reflexão, nunca se sai de uma consulta com um Preto-velho de Oxum sem um minuto que seja de pensamento interior. Às vezes, é comum sair até mais confuso do que quando entrou, mas é necessário para a evolução daquela pessoa.

PRETO-VELHO DE OXOSSI
São os mais brincalhões, suas incorporações são alegres e um pouco rápidas. Esses Pretos-velhos geralmente falam com várias pessoas ao mesmo tempo. Possuem uma especialidade: a de receitar remédios naturais para o corpo e a alma, assim como emplastos, banhos e compressas, defumadores, chás, etc... São verdadeiros químicos em seus tocos. Afinal, não podiam ser diferentes, pois são alunos do maior "químico" que existe - Oxóssi.

PRETO-VELHO DE XANGÔ
São raros de ver, mas devemos também conhecê-los.Sua incorporação é rápida como as de Ogum. Assim como os caboclos de Xangô, trabalham para causas de prosperidade sólida como: casa própria, processo na justiça e realizações profissionais. Passam seriedade em cada palavra dita. Cobram bastante de seus médiuns e consulentes.

PRETO-VELHO DE OGUM
São mais rápidos na sua forma incorporativa e sem muita paciência com o médium e, às vezes, com outras pessoas que estão cambonando e até consulentes. São diretos na sua maneira de falar, não enfeitam muito suas mensagens, às vezes parece que estão brigando, para dar mesmo o efeito de "choque", mas são no fundo extremamente bondosos tanto para com seu médium e para as outras pessoas. São especialistas em consultas encorajadoras, ou seja, transmitem coragem e segurança para aqueles indecisos e "medrosos". É fácil pensar nessa característica, pois Ogum é um Orixá considerado corajoso.

PRETO-VELHO DE IANSÃ
São rápidos na sua forma de incorporar e falar. Assim como os de Ogum, não possuem também muita paciência para com as pessoas. Essa rapidez é facilmente entendida pela força da natureza que os rege, e é essa mesma força que lhes permite uma grande variedade de assuntos com os quais ele trata, devido à diversidade que existe dentro desse único Orixá. Esses Pretos-velhos retribuem ao médium principalmente a defesa, são rápidos na ajuda. Se cobram a honestidade do seu médium no momento da consulta, não admitem que desconfiem dele (médium). Mesmo assim eles também possuem uma especialidade: geralmente suas consultas são de impacto, trazendo mudança rápida de pensamento para a pessoa. São especialistas também em ensinar diretrizes para alcançar objetivos, seja pessoal, profissional ou até espiritual. Entretanto, é bom lembrar que sua maior função é o descarrego. É limpar o ambiente, o consulente e demais médiuns do terreiro, de eguns ou espíritos de parentes e amigos que já se foram e que ainda não se conformaram com a partida, permanecendo muito próximos dessas pessoas.

PRETO-VELHO DE OBALUAIÊ/OMULÚ
São simples em sua forma de incorporar e falar. Exigem muito de seus médiuns, tanto na postura quanto na moral. Defendem quem é certo ou quem está certo, independente de quem seja, mesmo que para isso ganhem a antipatia dos outros. Agarram-se a seus "filhos" com total dedicação e carinho, não deixando, no entanto, de cobrar e corrigir. Entendem que a correção é uma forma de amar. Devido à elevação e à antiguidade do Orixá para o qual eles trabalham, acabam transformando suas consultas em conselhos totalmente diferenciados dos demais Pretos-velhos. Ou seja, se adaptam a qualquer assunto e falam deles exatamente com a precisão do momento. Quando trabalham para Obaluaiê, e ele é o "dono das almas", esses Pretos-velhos são geralmente chefes de linha. Sua "visão" é de longo alcance para diversos assuntos, tornando-os capazes de traçar projetos distantes e longos para seus consulentes, tanto pessoal como profissional e até espiritual. Assim exigem também fiel cumprimento de suas normas, para que seus projetos não saiam errado. Para tanto, os filhos que os seguem, devem fazer passo a passo de tudo que lhe for pedido, apenas confiando nesses Pretos-velhos. Ligados à vibração de Omulú, são mandingueiros poderosos.

PRETO-VELHO DE NANÃ
São raros, assim como os filhos desse Orixá. Sua maneira de incorporação é de forma mais envelhecida ainda, sendo lenta e muito pesada. Enfatizando ainda mais a idade avançada. Falam rígido, com seriedade profunda. Não brincam nas suas consultas e prezam sempre o respeito, tanto do médium quanto do consulente e de pessoas à sua volta como cambonos e pessoas do terreiro em geral e, principalmente, do pai ou da mãe de santo. Cobram muito do seu médium. Seu julgamento é severo. Não admitem injustiça com ninguém, principalmente com seu médium. Costumam se afastar dos médiuns que consideram de "moral fraca". Mas prezam demais a gratidão, de uma forma geral. Podem optar por ficar numa casa, se seu médium quiser sair, se julgar que a casa é boa, digna e honrada. É difícil a relação com esses guias, principalmente quando há discordância, ou seja, não são muito abertos a negociação no momento da consulta. São especialistas em conselhos que formem moral e entendimento do nosso carma, pois isso, sem dúvida, é a sua função. Atuam também como os de Iansã e Omulú, conduzindo Eguns.

PRETO-VELHO DE IEMANJÁ
São belos em suas incorporações, contudo mantendo uma enorme simplicidade. Sua fala é doce e meiga. Possuem a paciência e a compreensão das mães. Cobram pouco de seus médiuns, apenas que eles cumpram a caridade sempre por amor, nunca por obrigação. Sua especialidade maior é, sem dúvida, dar conselhos sobre laços espirituais e familiares. Gostam também de trabalhar para a fertilidade de um modo geral e, especialmente, para as pessoas que desejam engravidar. Utilizando o movimento das ondas do mar, são excelentes para descarregos e passes. Cobram dos seus médiuns que lutem para ter um casamento feliz e sólido, pois para eles, só assim poderão ajudar as outras pessoas nesse sentido, já que seu médium já vive essa realidade.

Ervas de Preto-velho: Arruda, barba de velho, guiné, alecrim da horta, lágrima nossa senhora
Seu dia:  13 de maio
Cor: Preto e branco
Chakra: Básico ou sacro
Oferenda: Velas brancas ou vela bicolor branco/preto, flores brancas, café preto, água, ou outra bebida de sua preferência, cigarro de palha ou cachimbo, fumo de rolo, torresmo, aipim, inhame, rapadura, mingau de maisena s/ açúcar, bolo de milho ou fubá, pamonha, curau, côco.
Ponto de força: Tocos de árvores, jardins, matas, ou outros lugares de acordo com o guia.
Saudação: Cacurucaia! Adorei as Almas! Salve, os Pretos-velhos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário