Assim como todos os servidores dos Orixás, elas também têm funções bem específicas. Atuam na solução de problemas, são bons confidentes, e adoram mexericos, mas nunca trabalham para o mal, pois eles não atendem pedidos dessa natureza. Muitas entidades que atuam sob as vestes de um espírito infantil, são muito amigas e têm mais poder do que se imagina. Mas como não são levadas muito a sério, o seu poder de ação fica oculto. Esta linha de trabalho atua fortemente com cura e no desmanche de magias e outras demandas negativas. Manipulam as energias elementais e são portadores naturais de poderes só encontrados nos próprios Orixás que os regem. São verdadeiros Magos e conseguem atingir o seu objetivo com uma força imensa. Também são muito conhecidos como mensageiros dos Orixás, pois costumam trazer muitos dos seus recados. A gira de Criança não deve ser considerada como uma simples diversão, muitos atendimentos e trabalhos são realizados durante a sua incorporação. As Crianças da Umbanda tem os nomes relacionados normalmente a nomes comuns, normalmente brasileiros: Rosinha, Mariazinha, Ritinha, Pedrinho, Paulinho, Cosminho, entre outros. Mas sempre relacionados a seus campos de atuação ou às irradiações divinas a que estão ligados. Ex: Mariazinha da praia, Joãozinho das Matas. Seus pontos cantados são melodias alegres e algumas vezes tristes, falando muito em Papai e Mamãe, no Céu e em mantos sagrados. As crianças comem bolos, balas, frutas, bebem refrigerantes (normalmente guaraná), água ou sucos. Adoram brinquedos, bonecas, chupetas, carrinhos e bolas. A festa de Cosme e Damião, santos católicos sincretizados com Ibeiji, é comemorada no dia 27 de Setembro e é muito concorrida em quase todos os terreiros do país. As festas para Ibeiji, têm duração de um mês, iniciando a 27 de setembro e terminando a 25 de outubro, devido a ligação espiritual que há entre Crispim e Crispiniano com àqueles gêmeos, pela sincretização que houve destes santos católicos com os "Ibejis" ou ainda "Erês" (nome dado pelos nagôs aos santos-meninos que têm as mesmas missões).
Este personagem material e espiritual surgiu nos cultos Afros quando uma macamba (denominação de mulher, na seita Cabula) dava a luz a dois gêmeos, e, caso houvesse no segundo parto o nascimento de um outro menino, era este considerado "Doum", que veio ao mundo para fazer companhia a seus irmãos gêmeos. Assim, os gêmeos foram sincretizados com os santos que foram gêmeos e médicos, mas como faltava Doum, colocaram-no junto a seus irmãos, com seus pequenos bastões de pau, obedecendo à semelhança dos santos católicos, formando assim a trindade da irmanação.
Características dos filhos de Criança: Os filhos de Ibeji são pessoas com temperamento infantil, jovialmente inconsequentes; nunca deixam de ter dentro de si a criança que já foram. Costumam ser brincalhões, sorridentes, irrequietos – tudo, o que se possa associar ao comportamento típico infantil. Muito dependentes nos relacionamentos amorosos e emocionais em geral, podem revelar-se teimosamente obstinados e possessivos. Ao mesmo tempo, a sua leveza perante a vida revela-se no seu eterno rosto de criança e no seu modo ágil de se movimentar, a sua dificuldade em permanecer muito tempo sentado, extravasando energia. Podem apresentar bruscas variações de temperamento, e uma certa tendência a simplificar as coisas, especialmente em termos emocionais, reduzindo, às vezes, o comportamento complexo das pessoas que estão em seu torno a princípios simplistas como “gosta de mim – não gosta de mim”. Isso pode fazer com que se magoem e se decepcionem com alguma facilidade. Ao mesmo tempo, as suas tristezas e sofrimentos tendem a desaparecer com facilidade, sem deixar grandes marcas. Assim como as crianças em geral, gostam de estar no meio de muita gente, das atividades desportivas, sociais e das festas.
Ervas de Criança: Jasmin, alecrim e rosas
Seu dia: 27 de setembro
Cor: Rosa e azul (branco, colorido)
Chakra: Todos, especialmente o Laríngeo
Oferenda: Velas rosa ou azul claro (ou vela bicolor rosa/azul), Balas de côco, mariola, pirulitos, cocada, pé-de-moleque, guaraná, suco de frutas, água de coco, água com mel, água com açúcar, caldo de cana.
Ponto de força: Jardins, praias, cachoeiras, matas. Normalmente, de acordo com o guia.
Saudação: Oni Beijada! Salve, as Crianças!
Nenhum comentário:
Postar um comentário