domingo, 12 de janeiro de 2014

SÃO ROQUE


São Roque é geralmente representado em trajes de peregrino, por vezes com a vieira típica dos peregrinos de Compostela, e com um longo bordão do qual pende uma cabaça. Um dos joelhos é geralmente mostrado desnudado, sendo visível uma ferida (bubão da peste). Por vezes é acompanhado por um cão, que aparece a seu lado trazendo-lhe na boca um pão.

SINCRETISMO
Ele é um santo católico muito relacionado às doenças, às curas, à proteção e aos médicos cirurgiões. No sincretismo religioso, São Roque está ligado ao nosso Sagrado Pai Omulú. Por haver muitas semelhanças entre o Pai Omulú e o Pai Obaluaiê, principalmente quando pensamos no Campo Santo onde os dois atuam e onde a maioria das pessoas os reconhece e oferenda, há muitas pessoas que associam os dois a São Lázaro. Mas no plano espiritual ambos tem funções bem distintas e bem determinadas, Pai Obaluaiê atua no plano positivo do Campo Santo e o Pai Omulú atua no embaixo do Campo Santo. Assim, ambos têm funções e vibrações diferentes e não podemos e nem devemos tomar uma mesma imagem como representação dos dois aos mesmo tempo. Sendo assim, esclarecemos que São Roque está ligado ao Pai Omulú e São Lázaro está ligado ao Pai Obaluaiê. (Obviamente, esta informação está amparada por pesquisas no plano material e foi comprovada através de consulta ao plano espiritual. Pois não queremos compartilhar ignorância no sentido de falta de conhecimentos mas, sim, o pouco que aprendemos através dos estudos e das orientações que recebemos do plano espiritual superior).  
SENZALA DE UMBANDA
SUA ESTÓRIA
"A vida de São Roque é misteriosa, não se sabe ao certo a sua origem e nem sequer o seu verdadeiro nome. Ele teria nascido por volta de 1350 em Montpellier, na França; e falecido em 1379. Algumas fontes dizem que ele seria filho de um rico mercador e que teria herdado uma considerável fortuna após ficar órfão de seus pais, logo cedo. São Roque era um predestinado e escolhido por Deus desde o seu nascimento, fato pelo qual tinha como marca de nascença um sinal em forma de cruz avermelhada gravada na pele do seu peito
Diz a lenda que Roque teria estudado medicina na sua cidade natal, não concluindo os estudos. Levando, desde muito cedo, uma vida ascética e praticando a caridade para com os menos afortunados. Ao atingir a maioridade, por volta dos 20 anos, resolveu distribuir todos os seus bens aos pobres, deixando uma pequena parte confiada ao tio que o criou, partindo em seguida em peregrinação a Roma.
No decorrer da viagem, ao chegar à cidade de Acquapendente, próxima de Viterbo, encontrou-a assediada pela peste (aparentemente a grande epidemia da Peste Negra de 1348). De imediato, ofereceu-se como voluntário na assistência aos doentes,operando as primeiras curas milagrosas, usando apenas um bisturi e o sinal da cruz. Em seguida, visitou Cesena, Mântua, Modena, Parma, e muitas outras cidades e aldeias. Onde surgia um foco de peste, lá estava Roque ajudando e curando os doentes, revelando-se cada vez mais como místico e taumaturgo.
Depois de visitar Roma (período que alguns biógrafos situam de 1368 a 1371), onde rezava diariamente sobre o túmulo de São Pedro e onde também curou vítimas da peste, na viagem de volta para Montpellier, ao chegar a Piacenza, foi ele próprio contagiado pela doença, o que o impediu de prosseguir a sua obra de assistência. Para não contagiar alguém, isolou-se na floresta próxima daquela cidade, onde, diz a lenda, teria morrido de fome se um cão não lhe trouxesse diariamente um pão e se da terra não tivesse nascido uma fonte de água com a qual matava a sede. O cão pertenceria a um rico-homem, de nome Gottardo Palastrelli, que se apercebendo miraculosamente da presença de Roque, o teria ajudado, sendo por ele convertido a emendar a sua má vida.
Miraculosamente curado, regressou a Montpellier, mas logo foi preso e levado diante do governador, que alguns biógrafos afirmam seria seu tio materno, que declarou não o conhecer. Roque foi considerado um espião e passou alguns anos numa prisão (alguns biógrafos dizem ter sido 5 anos) até morrer, abandonado e esquecido por todos, só sendo reconhecido depois de morto, pela cruz que tinha marcada no peito.
Uma versão alternativa situa o local da prisão em Angera, próximo do Lago Maggiore, afirmando que teria sido mandado prender pelo duque de Milão sob a acusação de ser espião a soldo do Papa. Não se podendo livrar da acusação de espionagem (ou de disseminar a peste), morreu prisioneiro naquela cidade (diz-se que em 1379).
Embora não haja consenso sobre o local do evento, parece certo que ele morreu na prisão, depois de um largo período de encarceramento.
Descoberta a cruz no peito, a fama da sua santidade rapidamente se espalhou por todo o sul de França e pelo norte da Itália, sendo-lhe atribuídos numerosos milagres. Passou a ser invocado em casos de epidemia, popularizando-se como o protetor contra a peste e a pestilência e protetor dos cirurgiões. O primeiro milagre póstumo que lhe é atribuído foi a cura do seu carcereiro, que se chamaria Justino e coxeava. Ao tocar com a perna no corpo de Roque, para verificar se estaria realmente morto, a perna ficou milagrosamente curada.
Embora sem provas que o consubstanciem, afirma-se que Roque terá pertencido à Ordem Terceira de São Francisco."
Fonte: Wikipédia


ORAÇÃO A SÃO ROQUE
Ó São Roque, tu que deixaste a tranquilidade do lar e foste socorrer os doentes. Não recuaste nem mesmo diante da peste e da morte. Lembra-te de nós e socorre-nos com igual amor. Defende as nossas criações da peste e da doença.

Dai-nos saúde, paz na família e espírito comunitário. Fortalece em nós a fé e a esperança, na presença de Deus que nos encoraja, na construção de um mundo humano e justo. Concede-nos estas graças, pelos méritos de Jesus Cristo, com o qual partilhaste a dor e o sofrimento e que agora vive com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém!


24 comentários:

  1. Muito bom e esclarecedor esse blog.Poderiam esclarecer o que vem a ser o plano embaixo e o plano superior do campo santo?

    ResponderExcluir
  2. O Campo Santo, assim como todos os outros pontos de forças da natureza, tem um pólo positivo no seu alto e um pólo negativo no seu embaixo. No pólo positivo, a atuação é do Sagrado Pai Obaluayê que atua diretamente na Evolução dos seres. Evoluir é crescer mentalmente, é passar de um estágio para outro, é ascender em uma linha de vida contínua e estável. A irradiação do mistério da EVOLUÇÂO desperta a vontade de seguir adiante, de chegar mais perto de Deus. E assim ele atua no Campo Santo auxiliando os espiritos em sua evolução após a sua passagem para o plano espiritual da vida. O seu campo preferencial de atuação é aquele que sinaliza as passagens de um nível vibratório ou estágio da evolução para outro. Então, ele auxilia os espiritos em sua passagem e em seu processo evolutivo, atuando de forma positiva e irradiadora. No seu pólo negativo, temos o Sagrado Pai Omulú que atua com sua energia absorvedora que é em si mesmo a Paralisação de toda a Criação ou Geração contrárias aos desígnios de Deus. Ele atua no fim da vida na carne (desencarne). Por isto, Omulú é considerado um Guardião da Vida, pois ele guarda para Olorum todos os espíritos que fraquejaram durante sua jornada carnal e se entregaram à vivenciação de seus vícios emocionais. Mas ele não pune ou castiga, pois estes são atributos da Lei Divina que apenas conduz cada um ao seu devido lugar após o desencarne.
    Então, temos o Pai Obaluaiê atuando no pólo positivo do Campo Santo e auxiliando as pessoas em suas passagens pelos diversos niveis vibratórios de sua evolução e temos o Pai Omulú atuando no pólo negativo do Campo Santo recolhendo para o embaixo aqueles espiritos que se perderam em sua vida terrena atentando contra a própria vida e contra a vida de outros seres vivos, paralisando seus negativismos. O pai Omulú concede a cada um segundo os seus atos. Se positivos, que sejam conduzidos à luz da vida, mas se negativos, que sejam arrastados para os sombrios domínios da morte dos sentidos e sentimentos desvirtuadores da vida. No pólo positivo há o direcionamento para o Alto e no pólo negativo há o recolhimento para o embaixo para "purificação" do espirito, que depois será encaminhado ao lado positivo do Campo Santo para que seja direcionado em seu caminho evolutivo pelo Pai Obaluaiê.
    Sugiro a leitura dos textos sobre a Evolução e a Geração.

    ResponderExcluir
  3. Muito esclarecedor,muito obg,gostei muito do blog ate pq suas respostas são rápidas e elucidativas.Muita paz para vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Nós agradecemos pela oportunidade de levar esclarecimento e poder compartilhar o nosso pouco conhecimento adquirido até o momento.

      Excluir
  4. Boa noite,mais uma vez parabéns.Venho tirar mais uma duvida.Segundo o Kardecismo a pessoa ao desencarnar,é recebido por espíritos afins que lhes antecederam.No caso das transmutações pelos pólos,o espirito vê isso acontecer?

    ResponderExcluir
  5. Luzia, cada religião tem uma egrégora no plano espiritual à qual os seus adeptos estão ligados. Ao fazer a passagem, cada um de nós passa a viver seu processo espiritual de acordo com as suas crenças e com as suas manifestações mentais. Ou seja, se é um kardecista e cometeu o suicidio, ele vai para o vale dos suicidas assim como existe na sua visualização mental e a sua crença. O vale dos suicidas, neste caso, equivale a um campo de atuação numa das faixas vibratórias negativas do plano espiritual, um lugar onde este espirito passará por um processo de purificação e aprendizado até ser resgatado e levado para outras faixas vibratórias até atingir as faixas vibratórias positivas. Na realidade, a grande diferença existe apenas no plano material pois os seres humanos, cada um com suas crenças, sua cultura e modo de vida diferente do outro, acaba por criar várias formas de traduzir e manifestar a sua religiosidade... assim, surgem as diferentes religiões com seus pontos de vista diversos mas que levam ao mesmo lugar. Já dizia o antigo ditado: "todos os caminhos levam a Deus!" Então, podemos entrar nos campos da ciência e da física e compreender que as faixas vibratórias negativas, positivas e neutras existem e que TODOS nós somos direcionados para aquela com a qual estamos afinizados/sintonizados. Na Umbanda, vamos para os campos de atuação dos Orixás, no kardecismo as pessoas vão para os vales, hospitais, etc., muda apenas a nomenclatura e a forma como vivenciamos a nossa espiritualidade. Afinal, há ainda os católicos, os evangélicos, os budistas, os judeus, os messiânicos, e tantos outros irmãos que são filhos do mesmo Deus e que certamente também não ficarão sem amparo.

    ResponderExcluir
  6. Desculpe,só mais uma pergunta antes que vcs me achem chata.Se no plano espiritual,é conforme a crença religiosa,eu não tenho religião,mas creio em Deus e a única coisa que desejo ardentemente é reencontrar meu querido pai falecido a quase 2 meses e minha nas tbm.Mas os evangélicos então vão para o céu,já que e um dos grupos religiosos mais proselitistas e julgadores da fé que existe por ai? Mais uma vez mt obg.

    ResponderExcluir
  7. Luzia, procuramos não fazer julgamento das religiões e dos religiosos pois não concordamos com qualquer tipo de preconceito neste sentido. Nós acreditamos que cada individuo é atraído para a crença com a qual sente maior afinidade e que cada um recebe segundo a sua necessidade e a sua busca. Entendemos que há vários graus evolutivos, assim como na Terra há vários graus escolares. Somente a Deus cabe dar a cada um de nós segundo as nossas obras e a cada um de nós cabe fazer uso de seu livre arbítrio. Assim, existem evangélicos e evangélicos, católicos e católicos, umbandistas e umbandistas, ateus e ateus, se é que nos entende. Dentro do seu coração há uma chama acesa que é a chama do amor, da mesma forma há uma chama acesa que é a centelha divina que te dá vida. Acreditamos em reencarnação, em vida após a morte, buscamos conhecimentos, explicações, comprovações das teorias a que temos acesso no plano material, mas o verdadeiro mistério da vida somente a Deus é descortinado. Seu pai, certamente, em seu íntimo, tem suas crenças, seus valores, seus erros, seus acertos. Todo espírito carrega em si o seu destino, o seu caminho evolutivo. Assim como na Terra há ateus e religiosos, cientistas e físicos, também no plano espiritual há lugar para todos. Se você acredita na ciência estará ligada a uma egrégora da ciência, se acredita na física estará ligada a uma egrégora da física, assim acontece. Se possui vícios que conduzem seus atos, será a uma egrégora desses vícios a que você estará ligada. Cada um de nós é direcionado segundo seu merecimento, suas afinidades. Seu pai pode ter sido direcionado à uma egrégora que lhe fosse mais afim e você poderá ser direcionada à outra. O que não impede que vocês possam se encontrar quando for possível aos dois, quando estiverem equilibrados, quando for permitido pelo Alto, por Deus. São muitas possibilidades, depende de muitas coisas. Dos nossos atos, pensamentos, palavras, vibrações, das nossas necessidades de aprendizado e de evolução, entre tantas outras coisas. Como vocês estão no mesmo grupo espiritual, pois vieram com laços familiares de pai e filha, certamente se encontrarão. Mas tudo tem seu tempo e sua hora. E quem determina é Deus. Acredite ou não nas religiões praticadas pelos homens... mas nunca duvide da existência de Deus.
    Obrigado pela oportunidade.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia,eu que agradeço pelos ótimos exclarecimentos,vcs mt me ajudam.Acredito que verei meu pai pois amo muito ele,mas graças a vcs não da forma que pensei me suicidando.Vcs demonstram um amor incondicional ao se referir as pessoas e religiões.Um dia conseguirei superar td de confuso e desagrádavel que vivi no protestanismo,e parentes seguidores.também espero recuperar a fé e o sentido da vida.Talvez não tenha sido por acaso que encontrei esse blog,gosto mt de ler e aprender.Um grande abraço e um <3 de todos! Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia,vcs poderiam me esclarecer sobre o significado de eguns,obsessores, miasmas e Quiumbas?

    ResponderExcluir
  10. Luzia, no nosso entendimento, eguns, obsessores e quiumbas são termos utilizados por diferentes vertentes do espiritismo para denominar os espíritos desequilibrados e negativados que estão no plano espiritual. Abrimos um parêntese para a denominação "obsessores" com a finalidade de esclarecer que este termo também denomina muitas almas encarnadas, ou seja, muitas vezes um ser humano atua no seu dia a dia como obsessor de outro ser humano. Podendo, até mesmo, sofrermos de auto obsessão; que ocorre quando nós mesmos nos punimos, nos sabotamos, nos cobramos de forma negativa ao ponto de nos causarmos diversos males físicos e espirituais. Este é um assunto bastante complexo que não temos como explicar com maiores detalhes através de uma simples resposta.
    Miasmas são energias espirituais normalmente geradas por sentimentos negativos, desequilibrados, por ambientes onde ocorrem manifestações pecaminosas, viciosas, por atos, pensamentos e palavras de baixa vibração, carregados de mágoas, ressentimentos, ódios, raivas e rancores, etc. Cemitérios, hospitais, clínicas de tratamento, boates, bares, locais de prostituição, entre tantos outros, são exemplos de ambientes onde há certas concentrações de energias deletérias que formam miasmas. Obviamente, os miasmas não estão no local em si mas nas vibrações e energias que ali circulam ou são geradas. Os miasmas são acúmulos energéticos que podem, inclusive, propiciar o surgimento larvas e seres atrais que atuam como parasitas sugando as nossas energias e causando doenças no corpo espiritual e no corpo físico, pois causa a baixa da nossa imunidade. De uma forma bem simples, podemos definir "miasma" como "sujeira"; se você andar na lama vai sair suja, se você frequentar lugares permeados de energias negativas vai sair "suja". As energias negativas se agregam aos nossos corpos espirituais assim como a sujeira se agrega aos nossos corpos físicos.

    PS: Só esta informação já te permite ter uma pequena noção de uma das finalidades dos banhos de ervas utilizados dentro da Umbanda. Que é a limpeza dos nossos corpos espirituais.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite,vcs poderiam me esclarecer,se realmente um trabalho espiritual pode realmente afastar ou unir um casal? E se é verdade que existem trabalhos feitos para causarem doenças ou até a morte de uma pessoa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A força da mente humana é capaz de manipular e direcionar energias, isso é comprovado pela ciência. Assim como existem os seres de luz que ajudam na evolução dos seres, há também os seres trevosos, negativos, que atuam em sentido oposto levando aqueles que à eles se afinizam a quedas espirituais. Assim, há pessoas que realizam trabalhos negativos com o auxilio de seres trevosos e desequilibrados com a finalidade de prejudicar outras pessoas, seja em seus relacionamentos, em seu trabalho, em sua saúde, etc. Se esses trabalhos serão bem sucedidos depende de muitas outras questões. Se o trabalho é realizado para pessoas que também tem o coração ruim, tem sentimentos negativos de raiva, ódio, vingança, orgulho, vaidade, entre tantos outros, as chances de atingir com força é maior. Mas se as pessoas são caridosas, tem bons sentimentos, vibram amor, paz, fraternidade, entre outros sentimentos elevados, as energias e seres negativos não logram muito êxito porque o próprio campo luminoso ao redor da pessoa já desintegra grande parte dessas vibrações negativas e impede que atinjam com profundidade o seu ser. Há, também, os nossos Guias espirituais, os nossos Anjos Guardiões, as nossas proteções divinas que estão o tempo todo atuando em nosso benefício desde que a eles estejamos ligados através de sentimentos e vibrações positivos, equilibrados, harmoniosos. Infelizmente, há muitos de nossos irmãos e irmãs que vibram sentimentos negativos de ódio, raiva, vingança, rancor, e que desejam todo o mal aos seus semelhantes; essas pessoas se ligam aos seres trevosos e fazem todo o tipo de trabalho para atingir seus objetivos. Muitas vezes, as pessoas que são vítimas desses negativismos precisam de ajuda para limpar seus campos energéticos e seus corpos espirituais a fim de manter sua saúde e equilibrio espiritual e material.

      Excluir
  12. Muito obg.Muita paz p/vcs!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia não entendo bem o que vem a ser polaridade (positiva/negativa). Como a Umbanda interpretaria a passagem bíblica ,onde Deus afirma amaldiçoar ate a quarta geração daqueles que o aborrecem,ou seja,pessoas que ainda nem nasceram já viriam amaldiçoadas. Deus seria bom e mau tbm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luzia, este é um assunto muito complexo e muito delicado. De uma profundidade muito grande. Eu penso que o ser humano ainda não está preparado para compreender, para assimilar, toda a verdade sob a Criação Divina. Estamos em fase de evolução, muitas novas informações chegam a todo instante, mas precisamos desenvolver nossas mentes e nossos espiritos para avançar nos estudos sobre a polaridade Divina. Já ouvi um professor de teologia divina falar sobre este assunto superficialmente, através de suposições. Mas eu não costumo me sentir segura me guiando apenas por suposições, eu prefiro obter maiores esclarecimentos, dados mais precisos, confirmações, para que eu possa admitir o fato de Deus ter uma polaridade positiva e outra negativa. Se todas as emanações divinas dele são bipolares, poderiamos supor que ele também é. Mas eu não vou dizer e, muito menos, afirmar o que ainda não foi devidamente esclarecido e muito menos comprovado. Pelo menos, não que eu saiba. Sobre ele ter um aspecto punitivo apresentado na Bíblia, considero que trata-se de um livro escrito através de parábolas e do ponto de vista de outros seres humanos que interpretaram segundo seus entendimentos, constituidos de seus conhecimentos formados pelos costumes da época, pelas caracteristicas do povo da região, entre tantos outros fatores que certamente influenciaram todos os textos. É certo que se agimos de forma negativa, certamente seremos punidos afim de que possamos nos regenerar. Também é certo que os povos antigos, da região onde Jesus veio trazer a sua mensagem, tinham como hábito amaldiçoar aqueles com os quais se antagonizavam, se desentendiam. Isto para eles era comum e entendo que ao transcrever a mensagem de Jesus Cristo acrescentaram os termos comuns à sua sociedade para "deixar claro" que quem desrespeitasse Deus seria punido. Isto é o que eu penso, é desta forma que eu interpreto a questão. Se eu dissesse que Deus amaldiçoa toda uma geração por causa de um único individuo, eu estaria dizendo que Deus é injusto. E eu não penso que Deus é injusto, muito pelo contrário, Deus nos dá novas oportunidades a cada dia. Oportunidades de nos regenerar, de crescermos, de evoluirmos, Ele manifesta o seu AMOR, a sua COMPAIXÃO, a sua MISERICÓRDIA, a todos os seres humanos. Caso contrário, estariamos todos perdidos... "quem nunca pecou que atire a primeira pedra"!!!

      Excluir
  14. Muito obg,suas respostas sempre me edificam,grande abraço!

    ResponderExcluir
  15. Li vários livros de ex-bruxos que dizem terem feito pacto c/ o diabo,ganharam fortunas,poder mental e força física.Mas que se libertaram apos longos processos de libertação em igreja protestante. Como a umbanda vê esses pactos que incluem assinaturas com sangue e sacrifícios de vidas humanas? O diabo com cita a bíblia existe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na vertente da Umbanda que seguimos, acreditamos que para se aliar ao mal, as forças negativas, basta que a pessoa dê vazão aos seus desequilibrios íntimos e se sintonize com as faixas vibratórias mais baixas. Quanto mais baixa for a faixa vibratória, será mais densa, mais escura, mais negativa. Em toda a Criação existem as polaridades, tudo tem um polo positivo e um polo negativo. Inclusive, nós mesmos. Se existe a Luz, existe a Escuridão, se existe o Bem, existe o Mal. Deus é nosso Divino Criador, uma força onipotente, onipresente e onisciente. Acreditamos que Ele criou o universo e todas as coisas e todos os seres, inclusive todas as polaridades e todas as faixas vibratórias. O mal não atua por si só, ele precisa de um "fio condutor", de um instrumento, de um veiculo, para que possa se manifestar. E esta conexão só existe se nós nos colocamos em sintonia com o nosso lado obscuro, com a raiva, o ódio, a falta de amor ao próximo e a si mesmo. Acreditamos que existem seres que habitam e que dominam as faixas vibratórias mais baixas, seres que estão assentados em tronos negativados (que é diferente de um trono de um polo energético negativo!) e que atuam nas faixas humanas através das nossas fraquezas, dos nossos sentimentos desequilibrados. Esta conexão com seres e faixas vibratórias negativas realmente existe, mas supor que haja uma libertação de um ser humano que cometeu vários crimes contra a vida humana em apenas alguns cultos e processos de libertação realizados na Terra por outros seres humanos tão cheios de pecados quanto todos nós... isso, realmente, é mais dificil de acreditar. A vida não é tão simples. Há muitas coisas por trás de cada um de nossos atos e que estão muito longe do alcance de nossas mentes humanas. Perdão, absolvição, libertação de pecados, não cabem a nós. Há uma Lei Maior e uma Justiça Divina que a nenhum ser humano está acessivel, apenas a Deus e a seus desígnios. Aqui na Terra, a pessoa pode se arrepender, pode mudar a sua conduta, mas não vai encontrar em outro ser humano o que apenas Deus pode conceder. Roubar, furtar, destruir patrimônio público, são crimes terrenos. Atentar contra a vida de outro ser humano (e mesmo contra a vida de animais, envolvendo-os em trabalhos de magia negativa) são crimes contra a Criação Divina. Nada pode servir de justificativa para nossos atos que não seja a nossa própria vontade e responsabilidade. Porque se o mal se estabelece é porque encontra semente e terra fértil em nossos íntimos.
      Você pode entrar em oração e elevar as suas vibrações buscando suas respostas no Alto. Ou pode deixar a revolta e a angústia tomarem conta do seu ser e levá-la ao encontro de ilusões ainda maiores sobre aquilo que você quer esclarecer.
      Deus te abençoe, te ilumine e guie seus passos para que possa encontrar o consolo de que necessita, no Bem e na Luz.

      Excluir
  16. De vez enquanto leio e releio as respostas que vcs me dão. Sei que talvez minhas dúvidas não estejam dentro do objetivo do blog,que é esclarecer sobre a umbanda.Mas foi aqui que obtive as melhores respostas,por isso sou muito grata a esse blog.A senzala de umbanda é só um blog ou existe uma casa de umbanda na qual deu origem a ele? Que Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É apenas um blog com o intuito de levar esclarecimentos sobre a Umbanda ao maior número de pessoas possível, a fim de romper os preconceitos que existem até hoje em relação à esta religião.
      A Umbanda é linda, seus preceitos são lindos, sua natureza é divina. Assim como ocorre em todas as outras religiões, infelizmente, há pessoas que se dizem umbandistas e que atuam de forma negativa utilizando o nome da religião. O que é negativo ganha espaço na mídia, mas o que é bom fica escondido porque é uma religião cujos adeptos são em sua maioria pessoas humildes e de classes sociais mais baixas. E a "sociedade" ainda exclui o "povo da senzala" dos seus circulos de amizade e de relacionamento.
      Obrigado pela oportunidade. Paz e Fé.

      Excluir