sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O INÍCIO DA CRIAÇÃO DIVINA

Deus, em sua onisciência divina, deu início à Criação do mundo através da geração de suas qualidades manifestadas em Divindades.

Na Criação Divina existem:

» O estado do NADA ou das INTENÇÕES e que tem como sua divindade regente o Orixá EXÚ MIRIM.

     »  O estado do VAZIO ABSOLUTO, no interior do qual tudo foi criado e que tem como seu regente o Orixá EXÚ.

     »  O estado do ESPAÇO INFINITO, onde tudo o que é criado é acomodado e que é permeado pelo VAZIO ABSOLUTO e que tem como seu regente o Orixá OXALÁ.

     » O estado do INTERIOR de tudo o que foi e é criado, e dentro do qual todas as funções se realizam e que tem como sua regente divina a Orixá POMBAGIRA.

Todos estes regentes aqui citados tiveram seus Mistérios abertos parcialmente para nosso conhecimento e fundamento na Umbanda. Os seus verdadeiros nomes não foram revelados, mas eles podem ser denominados e evocados da forma como foram aqui apresentados.

Logo, podemos entender que Exu Mirim foi a primeira Divindade gerada por Deus no momento em que intencionou iniciar a Sua Criação; mas a primeira Divindade a ser manifestada na criação, no exterior do Criador, foi Exú. Somente após criar o espaço vazio, chamado de Vazio Absoluto de Exú, Deus poderia criar e manifestar as suas outras Divindades. Para que possamos criar alguma coisa, é preciso que tenhamos um local no qual ela possa se manifestar. Então, a segunda Divindade manifestada por Deus foi Oxalá, criado à sua imagem e semelhança, pois seu Espaço Infinito está contido e envolvido pelo Vazio Absoluto de Exú. Em seguida, foi manifestada a Divindade Pombagira, que rege o Interior de todas as coisas e todos os seres da criação.

Podemos citar como exemplo uma necessidade pessoal muito comum nos dias de hoje. Você pensa em ter uma casa que seja sua, sente a necessidade de ter um lar e gera a INTENÇÃO de construir uma casa e realizar o seu sonho. Este é o plano das INTENÇÕES e de atuação de EXÚ MIRIM, aquilo que sentimos e manifestamos em nosso íntimo. A partir daí, para construir a casa, que é a morada do Pai de família, você precisa de um terreno, o terreno nada mais é do que um espaço VAZIO necessário para que você possa construir a casa e ela possa existir no plano físico. Este espaço VAZIO necessário para que possamos "construir", "criar", é o VAZIO ABSOLUTO de EXÚ. Somente após ter este espaço VAZIO é que é possível iniciar a construção da "casa", da morada do Pai. A casa é o ESPAÇO INFINITO onde tudo está contido, tudo o que vier a existir estará do lado de dentro da morada do PAI. OXALÁ é a "morada" do Pai, é a "casa" em que habitamos. O INTERIOR da casa é o espaço de POMBAGIRA, é ela quem "arruma", "toma conta" e "cuida" do interior de tudo e todos contidos no Espaço Infinito de OXALÁ.


Nota: Os textos sobre os Orixás são fundamentados nas obras de Rubens Saraceni publicadas pela Madras Editora Ltda. Recomendo a leitura dos Livros: Orixá Exú Mirim, Orixá Exú, Orixá Pombagira e O Guardião da Meia Noite. Algumas outras informações e curiosidades são oriundas de pesquisas realizadas em sites, revistas e no dia-a-dia das Casas e Tendas de Umbanda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário