quinta-feira, 30 de maio de 2013

DIFERENTES, GRAÇAS A DEUS



Um dia desses, conversando com alguns conhecidos, um deles disse: “evangélicos, somos todos nós! Pois a maioria das religiões segue os ensinamentos transmitidos nos Evangelhos”. E, na verdade, é realmente assim. A diferença está apenas na interpretação e na vivência de cada uma delas. Nós somos seres criados à imagem e semelhança de Deus, e não nos damos conta de que “à sua imagem e semelhança” fomos criados com inúmeras diferenças entre nós. Alguns de nós são brancos, outros são negros, outra parte tem a cor da pele amarela, outros vermelha, cada um nasce em uma região, com hábitos, costumes e até mesmo condições naturais diferentes entre si. Em alguns lugares o clima é quente, a vegetação é tropical e as pessoas têm por hábito andar vestidas com poucas roupas, com o corpo mais à mostra. Em outros locais o clima é mais frio e as pessoas tendem a ser mais fechadas, andar mais vestidas, com o corpo todo encoberto para melhor se aquecerem. Em alguns países as mulheres não podem mostrar seus rostos e utilizam véus e outros acessórios para os encobrir, não podem trabalhar, os casamentos são arranjados.

Como seres humanos, dotados de inteligência, de raciocínio, podemos e devemos fazer uma analogia para melhor compreender que as diferenças foram estabelecidas por Deus desde a nossa criação. Pois Deus está em tudo e em todos. As raças são diferentes, as etnias são diferentes, os países, as regiões, os climas, as vegetações, os animais, são todos diferentes. E se tudo e todos somos criados por Deus, devemos compreender que a própria diferença faz parte de toda a criação divina. Se Deus criou tantas coisas e pessoas diferentes, quem somos nós para querer impor as nossas opiniões, as nossas idéias e religiões uns aos outros. Deus nos criou à sua imagem e semelhança, Deus nos criou com inúmeras diferenças entre nós, então, podemos entender que Deus não exige de nós a obrigatoriedade de sermos exatamente iguais, não exige que tenhamos pensamentos, sentimentos, atos e atitudes exatamente iguais. Deus não impôs a religião no mundo mas, sim,  permitiu que a religiosidade surgisse no íntimo de cada um de nós e se manifestasse de acordo com os nossos pensamentos e sentimentos mais íntimos. Porque todos nós amamos nossos pais, nossas mães, nossas esposas, maridos, filhos, familiares e amigos, mas cada um de nós ama a seu modo e demonstra esse amor à sua maneira. Da mesma forma, cada um de nós ama a Deus do seu modo e demonstra esse amor à sua maneira. Quem somos nós, tão diferentes uns dos outros, para querer que todas as pessoas amem a Deus e manifestem esse amor da mesma forma que nós pensamos que deve ser?

BUSQUE A SUA RENOVAÇÃO


Pense, reflita, analise... quem é você? Qual é o seu papel dentro de sua própria história? Qual é a sua conexão com o passado, com a sua longa existência como um ser nascido da Luz e que busca o eterno retorno à ela?

Todas essas perguntas são, na verdade, caminhos para o amadurecimento. Enquanto buscarem as respostas para suas dúvidas, vocês estarão crescendo, evoluindo. Porém, quando acham que encontraram todas as respostas, que não têm mais dúvidas, é sinal de que pararam de caminhar, de evoluir. Nunca deixem de questionar, de perguntar, para não correrem o risco de se perderem. Sigam em frente com as bênçãos de nosso Pai Maior (DEUS).

Caboclo de Oxumaré - Sagrado Mistério da Renovação