sexta-feira, 26 de abril de 2013

SOMOS TEMPLOS VIVOS DE DEUS


Somos templos vivos de Deus. E somente a Deus pertencemos. Somos seres espirituais criados à sua imagem e semelhança através de uma centelha viva de sua energia Divina, e somos ligados a tudo e a todos desde a nossa origem. Vivemos uma grande jornada até chegar ao nosso estágio atual, muitas vezes na luz e muitas outras na escuridão, tropeçando, caindo, nos colocando novamente de pé e seguindo em frente em nossa evolução; como seres espirituais, como espécie humana e como indivíduos, com nossas particularidades. Temos uma estória pessoal e uma herança genética e espiritual que estão presentes em nós, em nosso dia a dia, muitas vezes norteando e guiando nossos passos em todos os sentidos e todas as direções.

Como seres vivos, espirituais e divinos, somos templos vivos ligados à Deus e a toda a sua Criação. Coexistimos nos planos espirituais e vivenciamos a nossa natureza íntima independente do que pensamos ser ou manifestamos no plano físico, através de nossas mentes e emocionais "bloqueados" e "adormecidos" pela experiência da encarnação.

Temos o Livre-arbítrio concedido por Deus e acima da vontade de qualquer outro ser humano, não devemos ser guiados pela vontade dos nossos semelhantes mas, sim, por nossas escolhas pessoais baseadas nas intuições que surgem em nosso íntimo. Pois através do nosso próprio interior entramos em contato com o ser divino que somos e recebemos as orientações que vêm de Deus e daqueles a quem Ele delega a nossa proteção, condução e orientação, que são nossos Orixás e Guias pessoais. Esses são nossos professores, nossos mestres, aqueles que têm como responsabilidade nos ensinar a caminhar e nos guiar até que possamos retornar à morada de nosso Pai Maior que é Deus. Nenhum ser humano, encarnado ou desencarnado, tem a permissão divina de se sobrepor a Deus e se posicionar acima de nós assumindo nossos passos, nossa vida, nosso destino. Encontramos muitos Guias e Mestres pelo caminho mas Pai e Mãe nós só temos um, apenas aqueles que nos geraram e nos deram a vida do espírito. A Deus pertencemos e somente a Deus devemos entregar nossos espíritos.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

OS ANJOS DA GUARDA


Os Anjos da Guarda são espíritos celestes cujos corpos e essências são formados por energias divinas superiores e que têm como função a proteção dos seres humanos e a sua orientação através da intuição sempre guiando-nos em nossos caminhos evolutivos. Desde muito antes da vinda de Jesus Cristo já havia descrições da aparição de anjos, até mesmo em relatos de religiões mais antigas.

Para a Igreja Católica, os Anjos são mensageiros de Deus e os Anjos da Guarda em especial são espíritos a quem Deus confiou a guarda e proteção dos nossos corpos e dos nossos espíritos determinando para cada um de nós um anjo guardião desde a hora do nosso nascimento até a hora da nossa morte. Ainda segundo a crença católica, eles nos protegem e assistem atuando tanto no plano espiritual quanto no plano físico, nos momentos de perigo os anjos nos intuem, nos incitam à oração e apresentam a Deus os nossos pedidos de auxílio e de socorro intercedendo por nós. Há inúmeras evidências de sua existência e de suas atuações nos textos Bíblicos. A Igreja Católica comemora, no dia 02 de Outubro, a festa dos Santos Anjos da Guarda.

Em “O livro dos espíritos”, de Allan Kardec, os Anjos da Guarda são descritos como espíritos protetores que nos acompanham e nos auxiliam em diversas encarnações e mesmo quando estamos no mundo espiritual, exercendo uma participação direta na evolução de cada um de nós. Segundo Allan Kardec, os Anjos da Guarda dificilmente se manifestam por meio da mediunidade de seus protegidos, estes guardiões estão sempre em atividade para nos dar forças nos momentos difíceis mas não atuam diretamente através de nossos dons mediúnicos de incorporação, psicofonia, psicografia, entre outros. Sua função seria restrita à nossa proteção, orientação e amparo espiritual.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

OFERENDAS NA UMBANDA


As oferendas existem desde o início dos tempos, independente das religiões encontradas hoje no mundo. Surgiram de um ato instintivo do ser humano em sua necessidade de pedir o auxílio divino e de agradecer pelas graças recebidas. São atos que envolvem o lado religioso e magístico do ser humano e da natureza onde vivemos. Podemos fazer oferendas de agradecimento, de pedido de ajuda, de desmagiamento negativo, de descarrego, propiciatória, purificadora, de ritual de firmeza de forças e de ritual de assentamento de forças e poderes espirituais.

A oferenda religiosa é um ato de respeito, de amor e de devoção através do qual é possível intensificar o agradecimento pelas bênçãos recebidas e o pedido de saúde, de força, de proteção, de amparo e de sustentação em todos os sentidos de nossas vidas. Através das oferendas, nos colocamos de joelhos diante das Divindades e abrimos nossos corações criando uma ligação mais forte e poderosa que imediatamente nos envolve e começa a atuar em nós. Quando vamos a um ponto de forças para oferendar um ou mais Orixás, se nos posicionamos com amor, reverência e fé, um portal é aberto estabelecendo uma passagem entre o plano físico e o plano espiritual daquele ponto de forças e entre as dimensões a ele ligadas. Por este portal vêm aqueles que irão receber as nossas oferendas no plano espiritual e irradiar sobre nós as suas energias vivas e divinas que atuarão em nosso benefício. Normalmente, recebemos as irradiações dos Orixás que oferendamos enquanto um de seus filhos ou filhas (naturais ou elementais) vem ao nosso encontro. Este contato é rápido e devemos estar em sintonia com a natureza do local, mantendo nossas mentes e nossos emocionais livres de pensamentos e sentimentos negativos e desequilibrados.