domingo, 28 de outubro de 2012

CANGACEIROS


Antigamente o sertão nordestino era comandado pelos grandes fazendeiros e latifundiários, eles eram conhecidos naquela época como “CORONÉIS”. Para realizar os trabalhos em suas propriedades e produzir suas riquezas, os Coronéis exploravam a população pobre das aldeias e comunidades mais próximas das suas fazendas. Era praticamente um trabalho escravo, pois não recebiam em dinheiro mas, sim, em “vale” nos próprios armazéns de seus patrões. Os valores pagos em alimentos não eram compatíveis com o trabalho realizado mensalmente e de sol a sol, na maioria das vezes só dava para alimentar a família por uns 15 dias e o restante do mês era convertido em dívida com os Coronéis. Assim, eles eram explorados no trabalho e endividados nos armazéns a ponto de se comprometerem com seus patrões pelo resto de suas vidas. Ficavam “presos” aos latifúndios e plantações. No final do século XIX e começo do XX (início da República), começaram a surgir grupos de homens armados insatisfeitos e revoltados que resolveram lutar contra toda esta forma de dominação, eles ficaram conhecidos como cangaceiros.

BOIADEIROS



A Linha de Trabalho dos Boiadeiros foi criada sob o arquétipo do homem do campo que lidava diariamente com a criação e com rebanhos de animais como cabras, ovelhas, bois e cavalos. Em sua maioria eram boiadeiros, vaqueiros, pastoreadores, tocadores de gado, peões e laçadores que por força de sua função desenvolveram grande determinação, uma fé forte e resistente, força de vontade, simplicidade, um grande senso de liberdade e necessidade de conviver com a natureza e com os animais de forma harmoniosa, respeitando a criação divina e a sua força demonstrada através do tempo climático e das quatro estações do ano. Para essas pessoas, o tempo atua diretamente em suas vidas podendo ser generoso mantendo seus pastos verdes e os animais saudáveis ou rigoroso promovendo grandes estiagens que secam seus campos e reservas de água fazendo sofrer seus animais. Têm a exata noção da importância das ações da natureza em suas vidas e por este motivo respeitam a terra em que pisavam, o ar que respiravam, a água que bebiam, a vegetação que os alimentava e o fogo que os aquecia nas longas noites ao relento no campo. São homens e mulheres fortes, habilidosos, valentes, impetuosos, persistentes e responsáveis, pois recebem os rebanhos e os acolhem sob o compromisso de conduzir todos eles durante a longa jornada até o destino final, em plena segurança. Assumem a sua guarda, a sua alimentação, a sua proteção e o seu direcionamento. Por todos estes motivos e por haver uma forte afinidade destes espíritos com uma grande parte da população brasileira, a linha dos Boiadeiros foi estabelecida e firmada dentro da Umbanda. Através dela se manifestam espíritos que tiveram esta vivência e outros irmãos que tenham afinidades e missões dentro de seu campo de atuação mas que podem não ter vivido diretamente esta experiência na matéria. Com todas estas características marcantes e vigorosas eles são um excelente auxílio e grande força de trabalho na atuação sobre os eguns (obsessores, espíritos desequilibrados e negativados). São de pouca conversa, mas de muita ação.

BAIANOS



A linha de trabalho dos Baianos surgiu de forma organizada e efetiva a partir da década de 50 e reflete o arquétipo de um povo alegre, persistente, forte, firme na sua fé e determinado em seus ideais. Esta linha de trabalho, também chamada “Povo da Bahia”, nos remete à história do nosso País, desde a sua colonização até os dias atuais, pois somos um povo miscigenado, misto, formado por antepassados de várias origens e vários países, de várias raças e várias crenças, e o Povo da Bahia reflete exatamente todos estes componentes e retrata o povo brasileiro. Os Baianos são amigáveis, amorosos, devotos, universalistas e festeiros. Há uma corrente da Umbanda que nos diz que a Linha dos Baianos engloba espíritos de antigos Sacerdotes da Bahia e de outras regiões, e é regida diretamente pela nossa sagrada Mãe Iansã que nos resgata, acolhe e redireciona para que possamos voltar a trilhar o caminho da nossa evolução, mas possui também ligações com nossos sagrados Pai Oxalá e Mãe Oiá-Tempo (Logunã), já que está ligada à Fé e à Religiosidade dos seres. De acordo com essa teoria, a linha dos Baianos foi criada no plano espiritual considerando todas as afinidades com o povo brasileiro e para homenagear e abrir campo de trabalho para os antigos Pais e Mães no Santo da Bahia (que foram os primeiros a cultuar os Sagrados Orixás mesmo enfrentando todas as dificuldades criadas pelo preconceito da sociedade) e de outros Estados do Brasil.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

OS CORDÕES ENERGÉTICOS E OS NOSSOS DESEQUILIBRIOS



Nós vivemos no plano físico, considerado como uma “faixa neutra” nos planos e dimensões fatorados por Deus (Olorum). As faixas acima são consideradas “positivas” e as faixas abaixo são consideradas “negativas”. Então, dentro da dimensão humana da vida, nós temos as faixas positivas, neutras e negativas. Nós oscilamos entre essas faixas energéticas a todo instante. Pois estamos falando em energia, em corpos energéticos, em mentais divinos. As pessoas falam sobre isto o tempo todo, uns alertam os outros, orientam, aconselham, mas a maioria não tem a exata noção do que está observando e desconhece a sua real atuação em nossas vidas.
Se você chega no seu trabalho e encontra um colega triste e desanimado, imediatamente você se preocupa e dirige-se à ele a fim de saber o que aconteceu. Ao final da conversa, seja qual for o motivo da tristeza e do desânimo, você orienta e estimula o seu colega a deixar a tristeza de lado, a “levantar o seu astral”. Da mesma forma, quando estamos diante de alguém enfermo, procuramos compreender o seu problema para que possamos ter argumentos para estimulá-lo e “levantar o seu astral”. Queremos gerar calma, tranqüilidade, equilíbrio, paz, harmonia, alegria, sentimentos “positivos”, em seu interior.

O que isto quer dizer de fato? “Levantar o astral” quer dizer elevar a vibração, torná-la positiva, elevar o seu padrão vibratório. Nós sabemos que a tristeza profunda e prolongada pode causar várias doenças pelo desequilíbrio que traz ao nosso organismo. Então, podemos concluir que o nosso estado emocional atua diretamente em nossos corpos espirituais e em nossas vibrações energéticas; assim como o nosso mental, através de nossos pensamentos equilibrados ou desequilibrados. Somos, literalmente, aquilo que pensamos, sentimos e vibramos.

Trazendo estas informações para as nossas relações pessoais, podemos analisar e entender um pouco mais a fundo como tudo isto funciona no plano espiritual.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

O QUE É A FELICIDADE?



O que é a felicidade senão a plena sensação de satisfação diante da vida? Pensando assim, podemos entender que a felicidade está ao alcance de todos nós, a todo instante. Basta acordamos dispostos a ser felizes, basta nos permitirmos simplesmente aproveitar aquilo que a vida nos dá sem querer nada a mais, sem cobrar aquilo que nós achamos que é fundamental. Porque muitas vezes acreditamos em nossos devaneios e nos permitimos colocá-los à frente de nossos olhos tapando a visão de tudo o que existe ao nosso redor. Somos seres humanos querendo ser deuses, queremos ser o que não somos, queremos ter o que não temos, queremos possuir aqueles que não possuímos, queremos ser cinematograficamente amados por aqueles que não nos amam da forma como nós imaginamos, queremos tudo o que não temos e, simplesmente, não vivenciamos tudo o que nós temos e que nos foi concedido por Deus.

Pense em você. Pense na sua vida. Você tem saúde, tem uma família que te ama, tem um emprego que pode não ser aquele dos seus sonhos mas que te permite pagar as suas contas, te permite sobreviver (muitas outras pessoas não tem!), você tem uma casa, um livro, uma música, uma lembrança de um momento de alegria... olhe ao seu redor, se permita olhar para o céu, ver os pássaros, as árvores, as plantas, respire profundamente e deixe tudo isto invadir a sua mente e o seu espírito. Relaxe. Aproveite tudo o que Deus te deu, tudo o que ele colocou à sua disposição.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

ORIENTAÇÕES PARA A REFORMA ÍNTIMA


O que é a Reforma Íntima?

A Reforma Íntima é um processo contínuo de auto conhecimento, de busca pelo equilíbrio interno, de purificação e elevação dos nossos sentimentos e pensamentos em relação a nós mesmos, aos nossos semelhantes e a toda Criação Divina (a natureza e os animais). É a oportunidade e o meio através do qual podemos caminhar em direção a Deus, à medida que nos libertamos de nossas imperfeições, de nossas fraquezas e de nossos vícios.

Por que devemos fazer a Reforma Íntima?
Porque somente através do nosso equilíbrio em todos os sentidos da vida é que podemos retornar ao nosso Divino Criador. Com a mente e o espírito em desequilíbrio, em desarmonia, continuamos baixando nossas vibrações e sustentando ligações negativas que contribuem para densificar cada vez mais nossos corpos espirituais e nossos campos magnéticos. Evoluir é buscar a nossa própria iluminação, e ela vem do nosso interior, vem através da Reforma Íntima.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A CURA AO ALCANCE DE TODOS


A cura do nosso corpo está diretamente relacionada ao nosso estado mental e ao nosso espírito. Quando vibramos pensamentos harmoniosos, emanando paz, amor, equilíbrio, igualdade, fraternidade, nossos corpos recebem as energias geradas no nosso cérebro e no nosso coração. Pois, na maioria das vezes, nossos pensamentos são estimulados e acompanhados por aquilo que sentimos em nosso íntimo. Então, quando sentimos um imenso amor por nós mesmos, vibramos esta energia em todos os nossos corpos, desde o corpo físico até o nosso corpo celestial, impregnamos toda essa corrente elétrica em nossos campos energéticos. Com nossos campos energéticos e com nossos corpos repletos dessa energia totalmente positiva, tem início um processo de redistribuição e reabsorção natural de toda essa corrente elétrica por nossos centros de força, nossos órgãos, ossos e tecidos, pois o nosso todo espiritual interage com o meio no qual está inserido. Podemos perceber isto quando vamos a determinados lugares como hospitais, igrejas, creches infantis, presídios. A energia sutil vibra de acordo com o todo, se podemos perceber as energias mais densas em determinados lugares e uma energia mais luminosa e harmoniosa em outros, então podemos afirmar que nossos corpos interagem com o ambiente, sentem, vibram, absorvem, irradiam, enfim, estamos em tudo e tudo está em nós. Precisamos apenas aprender a vivenciar esta realidade no plano material e a produzir nossos próprios campos magnéticos positivos e nossa própria cura. O remédio do qual precisamos está em nós mesmos, nós podemos e devemos produzi-lo para que possamos nos curar dos males que nos causamos.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

CABOCLOS



A linha de Caboclos foi criada no plano espiritual com as características da nação indígena brasileira, pois nossos índios são vistos por todos nós como heróis, como grandes guerreiros da luz, justos, puros, bondosos porém firmes, corajosos o bastante para lutar e defender os seus filhos. Ou seja, são considerados por nós como guias e protetores que fazem sempre a luz prevalecer sobre as trevas. Os índios tinham elevadíssimas noções de conduta e moral e a mentira, a dissimulação e a falsidade não se desenvolveram entre eles. Pela moral, caráter, espiritualização, fraternidade, entre outras qualidades, a Umbanda tem no índio um dos graus mais elevados e o arquétipo para esta linha de ação e trabalho. Os caboclos são o braço forte da Umbanda; representam a força e a energia dos trabalhos, agindo sempre com muita altivez, como desbravadores dos caminhos da espiritualidade e da fé. São espíritos que se apresentam fortes, vibrantes e trazem as forças da natureza e a sabedoria no uso das ervas. É na irradiação benéfica das matas que espíritos são curados, doutrinados e encaminhados pelos caboclos. Os caboclos e caboclas são doutrinadores de nossa Fé, Amor, Conhecimento, Justiça, Lei, Evolução e Geração.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

PRETOS-VELHOS



Os Pretos-velhos são espíritos que se apresentam em corpo fluídico de negros que viveram em senzalas como escravos e que morreram no tronco (ou sob outras formas de castigo imputado pelos seus “proprietários”) ou de velhice. Em sua maioria, têm a aparência de negros idosos, sofridos, demonstrando em suas manifestações suas posturas curvadas pela idade e seu corpo torturado pelos capitães do mato e capatazes de suas senzalas. Todos os guias desta linha manifestam através deste mistério: humildade, sabedoria, experiência, responsabilidade, seriedade, fé, amor e caridade. Esta é a forma plasmada e o modo de atuar desta linha que traz até nós espíritos desencarnados de todas as crenças e religiões, de todas as raças, e de muitas das dimensões criadas por nosso Pai Olorum. Assim como os pretos-velhos que inspiraram a criação desta linha de trabalho, aqueles que se apresentam através dela são espíritos guias de elevada sabedoria, geralmente ligados aos Guias Ascencionados e Orixás responsáveis pela evolução humana. Muitos foram em suas encarnações anteriores, médicos, filósofos, ricos, pobres, lavradores, brancos, negros, orientais, ocidentais, europeus, viveram muitas vidas e de muitas formas. Hoje, esses espíritos trazem fé, esperança, calma, tranquilidade e quietude aos anseios dos seus médiuns e dos consulentes que os procuram para amenizar suas dores. Por isso, quando vamos falar com um Preto-Velho, devemos ter humildade e saber escutar, e não esperar por milagres ou que ele resolva os nossos problemas como em um passe de mágica, precisamos entender que qualquer solução deve ter o início dentro de nós mesmo, precisamos ter fé, acreditar em nós mesmos e no amor que Deus tem por nós. Eles nos orientam, nos guiam, mas não podem caminhar por nós.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

O CONHECIMENTO É PARA TODOS


Aquele que busca o conhecimento deve estar destituído de curiosidade e de vaidade. A curiosidade torna o conhecimento superficial e a vaidade o faz egoísta.
O verdadeiro motor para a busca do conhecimento deve ser a vontade de evoluir e servir a Lei Maior. Quem deseja ser instrumento das Leis Divinas usa seus conhecimentos com a responsabilidade necessária e fundamental. Essa responsabilidade implica ter a exata noção de que todo conhecimento deve ser passado adiante e nunca guardado para si. O verdadeiro sábio compreende que o conhecimento não lhe pertence, mas lhe foi permitido absorvê-lo para servir de instrumento para o crescimento de todos aqueles que o cercam.

mensagem da Cabocla Menina do Arco-Íris



A VIDA HUMANA E O VIVER

Um momento de prazer é um momento de escrita. Faz-se horas, dias, e me ponho a escrever. O texto me conecta com tudo, com o tempo, com o espaço, com as pessoas em todas as dimensões. A leitura é um exercício sublime e elevado que mantém a mente ativa, concentrada e fértil quando o conteúdo é de matéria superior, cristalina, quando trata de sentimentos sublimes, pensamentos nobres e aprendizados edificantes. Ah! Como é sublime o fim da tarde na primavera, quando a poesia brota da alma como jatos de luzes coloridas, como borboletas luminosas pairando pelo ambiente... odor de flores, primeiras flores surgindo na tarde serena desta estação humana.

Sombrios momentos nos afastam de tantas belezas por conta de nossos erros, de nossas fraquezas. Quisera Meu Deus, eu pudesse viver e ter vivido apenas dos belos momentos de amor e poesias! Mas há tantas coisas mais a aprender que se faz necessário toda uma vida humana, cheia de percalços e sutilezas diversas a nos ensinar a caminhar, caminhar, caminhar... Viver é a arte de caminhar segura e calmamente atravessando todos os caminhos, sob sol ou chuva, ventos ou tempestades, sempre reto e sempre em frente, evitando as quedas e as paradas sombrias. Viver é a arte de caminhar com fé e com cautela, seguindo sempre em direção à LUZ!

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

CRIANÇAS


Essas entidades, altamente evoluídas, externam através de seus médiuns, suas posturas e vozes infantis. Algumas são mais calmas, outras são mais agitadas, mas todas as Crianças atuam trazendo alegria e encantamento. Descem nos terreiros simbolizando a pureza, a inocência e a singeleza. Gostam de pular, brincar, cantar, conversar e, através de suas brincadeiras e divertimentos, trabalhar em benefício das pessoas. É brincando e rindo que efetuam maravilhosos trabalhos de descarga fluídica, é no sacudir dos braços e pernas que atiram seus fluidos naturais afastando espíritos de baixa vibração que estejam prejudicando as pessoas. Com esses movimentos desagregam energias densas enraizadas no corpo astral e áurico que proporcionam doenças no corpo e na alma. A incorporação de Criança exige muita concentração dos médiuns pois a todo instante eles devem se policiar e conter os excessos de suas crianças para não se machucarem e nem ferirem os consulentes com brincadeiras agitadas como saltos, cambalhotas e outras estripulias deste tipo. Alguns deles incorporam pulando e gritando, outros descem chorando, outros estão sempre com fome. Estas características, que às vezes passam despercebidas, são formas que eles têm de exercer uma função específica, como a de descarregar o médium, o terreiro ou alguém da assistência. Esses seres, mesmo sendo puros, não são tolos, pois identificam muito rapidamente os erros e falhas humanas. E não se calam quando em consulta, pois alertam sobre eles. As Crianças normalmente são espíritos humanos que optaram por continuar sua evolução espiritual através da prática da caridade. Em sua maioria, foram espíritos que desencarnaram com pouca idade (terrena), por isso trazem características de sua última encarnação, como o trejeito e a fala de criança, o gosto por brinquedos e doces. Mas existem dimensões onde vivem as Crianças espirituais que nunca encarnaram na Terra, onde elas são amparadas por nossas amadas Mães Orixás.