terça-feira, 16 de outubro de 2012

ORIENTAÇÕES PARA A REFORMA ÍNTIMA


O que é a Reforma Íntima?

A Reforma Íntima é um processo contínuo de auto conhecimento, de busca pelo equilíbrio interno, de purificação e elevação dos nossos sentimentos e pensamentos em relação a nós mesmos, aos nossos semelhantes e a toda Criação Divina (a natureza e os animais). É a oportunidade e o meio através do qual podemos caminhar em direção a Deus, à medida que nos libertamos de nossas imperfeições, de nossas fraquezas e de nossos vícios.

Por que devemos fazer a Reforma Íntima?
Porque somente através do nosso equilíbrio em todos os sentidos da vida é que podemos retornar ao nosso Divino Criador. Com a mente e o espírito em desequilíbrio, em desarmonia, continuamos baixando nossas vibrações e sustentando ligações negativas que contribuem para densificar cada vez mais nossos corpos espirituais e nossos campos magnéticos. Evoluir é buscar a nossa própria iluminação, e ela vem do nosso interior, vem através da Reforma Íntima.

Quando devemos fazer a Reforma Íntima?
A Reforma Íntima deve ser feita a todo momento, pois ela ocorre em nosso interior, através de nossos pensamentos e reflexões. Sempre devemos refletir sobre nossos atos, nossos sentimentos, nossas palavras, nossas expectativas, sobre toda a nossa vida e o sentido que damos a ela.

Como fazer a Reforma Íntima?
Cada indivíduo tem sua própria maneira de pensar, de refletir e de analisar a si mesmo. E a Reforma Íntima ocorre como uma auto análise. Primeiro, devemos passar a observar as nossas formas de interagir conosco, com as nossas necessidades, desejos, frustrações, alegrias, tristezas, sucessos, fracassos, amores, amizades, inimizades, tudo o que sentimos, pensamos e vibramos em nosso interior. A partir daí, devemos analisar os nossos posicionamentos com muita calma e muito amor. Então, vamos passar a perceber que em alguns momentos fomos egoístas, em outros fomos injustos e, em muitos outros, passamos as mãos em nossa própria cabeça acobertando nossos erros e fraquezas morais. Ao conseguir perceber todos esses desequilíbrios em nosso interior, devemos vibrar AMOR. Sim, devemos nos amar apesar de nossas imperfeições, devemos nos perdoar por nossos erros pois somos humanos e estamos aqui para aprender. Mas devemos nos amar e perdoar de forma equilibrada, honesta, franca, e não para continuar errando. A partir deste ponto, devemos seguir em frente observando, no dia-a-dia, as situações em que erramos e procurando ter uma postura diferente, correta, sensata, equilibrada, pautada pelo bom senso e pelos ensinamentos que recebemos do Mestre Jesus. Todos nós conhecemos seus ensinamentos, independente de nossas religiões. Devemos manifestar amor, paz, harmonia, caridade, igualdade, fraternidade, fé e todos os outros preceitos que Jesus nos ensinou. A partir do momento que aprendemos a nos amar e respeitar, a amar e respeitar toda a Criação Divina, aprendemos também a amar e respeitar os nossos semelhantes que são nossos pais, mães, irmãos, amigos, vizinhos, conhecidos, enfim, todas as pessoas. Aprenderemos a nos colocar em seus lugares e a não fazer com os outros aquilo que não desejamos que façam conosco. E essas transformações se refletirão em todos os sentidos de nossas vidas, em todos os campos e todas as direções. Nós nos tornamos seres humanos melhores e passamos a viver uma realidade melhor, pois nós estamos em tudo e tudo está em nós. Se encaramos nossos problemas com raiva, ódio, rancor, mágoa, tudo que estiver ao nosso redor vai estar escurecido pelos nossos olhos. O dia mais lindo, o sol mais brilhante, a companhia mais agradável, nunca serão suficientes e satisfatórios. Mas se mudamos nossa forma de interagir com a vida e passamos a entender nossas dificuldades e problemas como oportunidades de aprendizado, tudo que estiver ao nosso redor vai estar mais luminoso. E o dia mais lindo, o sol mais brilhante, a companhia mais agradável, realmente serão maravilhosos pois vamos sentir as suas vibrações positivas, vamos sentir o bem estar em todos os nossos corpos. Não exatamente no corpo material, mas nos espirituais. Há uma diferença muito grande entre o Céu e o Inferno, mas basta sabermos que esta diferença está em nós para que possamos fazer a nossa escolha. Vamos subir em direção à Luz ou vamos descer em direção às Trevas da nossa ignorância?

Como e onde encontrar inspiração e apoio para fazer nossa Reforma Íntima?
O primeiro passo deve ser uma meditação, parar por alguns minutos para pensar sobre a sua necessidade de Reforma Íntima e fortalecer a sua vontade. Para tudo que vamos fazer na vida, é preciso determinação. Após a sua decisão, para iniciar a Reforma Íntima consideramos importante:

1)  Conhecer a Si mesmo: o primeiro passo deve ser o auto conhecimento, observar-se, analisar-se. Você deve buscar os seus pontos fracos, os seus pontos fortes, saber onde erra e onde acerta, deve ter em mente o que pode e deve ser melhorado em Si e no seu relacionamento com as outras pessoas e com toda a Criação. Assumir que não somos perfeitos às vezes dói, mas é necessário para que possamos crescer. Neste momento, lembre-se que devemos nos amar e perdoar para que possamos aprender a amar e perdoar os nossos semelhantes. Saber perdoar e pedir perdão é um aspecto fundamental deste processo. Uma proposta interessante é listar as virtudes que Jesus nos ensinou e desenvolver o hábito de praticá-las. Com o tempo, você passará a manifestá-las naturalmente através do coração.

2)  Oração: a oração é um forte canal de ligação com as vibrações mais elevadas, com níveis de consciência superiores. Quando estamos concentrados em oração elevamos a vibração do nosso mental e passamos a interagir com as diversas fontes de Luz geradas por nosso Criador. Se pedimos Fé, Amor, Conhecimento, Justiça, Lei, Geração, Evolução, recebemos suas irradiações sobre nossos corpos espirituais e somos fortalecidos. Por este motivo, sempre nos sentimos bem e amparados após realizarmos nossas orações. Assim, você pode fazer uma oração elevando seu pensamento ao Pai e solicitando o seu auxílio para que possa realizar a sua Reforma Íntima. Pode pedir que fortaleça a sua força de vontade, que esclareça o seu entendimento, que te ajude a enxergar a verdade acima de tudo, que fortaleça seu senso de justiça e seu amor para você mesmo e para toda a Criação. Peça ajuda ao Pai Maior, aos nossos amados Pais e Mães Orixás, aos seus Guias e Protetores Individuais, pois certamente será atendido e amparado.

3)  Estudo: a prática do estudo é muito importante e ajuda muito em todo o processo de auto conhecimento e Reforma Íntima. Através da leitura podemos ter acesso e entender melhor sobre o ser humano, sobre o mundo espiritual. Tem muitos livros que narram estórias sobre buscas pessoais, sobre vidas passadas e os aprendizados ali vivenciados. Acredito que ajudam pois nos dão exemplos bastante práticos e próximos da nossa realidade.  Tem estórias lindas. Ex: “Encontros com a Verdade” – autora Elisa Masselli, “A Força Eterna do Amor” – Robson Pinheiro (sobre a vida de Madre Teresa de Calcutá), também tem os livros “Nosso Lar”, “Os Mensageiros” e “Missionários da Luz” – Francisco Cândido Xavier.

4)  Prática Espiritual: participar de uma prática espiritual, seja espírita, católica, budista, evangélica, ou qual for a sua religião, ajuda muito em nossa busca pessoal, pois as orações e a prática da caridade nos aproximam de Deus. Nas casas umbandistas, ao participarmos das orações ou dos rituais, auxiliamos nossos irmãos através das consultas com os Guias espirituais, dos passes magnéticos de limpeza e de energização. A caridade é o caminho que leva ao Pai, devemos evoluir, mas sempre lembrar de estender as mãos aos nossos irmãos. Quem está na frente deve sempre ajudar aquele que vem logo atrás, é uma corrente. O bem que recebemos devemos compartilhar.

Existem outras formas e modos de fazer a Reforma Íntima, cada um tem a liberdade para encontrar o seu auto conhecimento da melhor maneira que lhe for possível. O importante e fundamental é que ela seja feita, é que você não desista de Si. A Fé, o Amor, o Perdão, a Esperança e a Caridade são “ferramentas” indispensáveis ao nosso espírito nessa busca através do nosso interior.


SENZALA DE UMBANDA


5 comentários:

  1. Amei o texto,vou tentar seguir algumas orientações. Vcs são mil.

    ResponderExcluir
  2. muito bacana adorei é de pessoas assim que o mundo precisa

    ResponderExcluir
  3. muito boa essas explicações. tentarei seguilas sempre
    sempre.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelo esclarecimento
    Parabéns!
    Agora só colocar em prática, obg de vdd.

    ResponderExcluir